SISTEMA DE AVALIAÇÃO

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

INSTITUTO CULTURAL SEMPRE JATOBÁ

“BRINCANDO E APRENDENDO DE OLHO NO FUTURO”

1999 – 2019

SÓLIDO NO ENSINO.

FORTE NOS VALORES.

EXCELÊNCIA NOS RESULTADOS.

 


Avenida Silva Guimarães 383 - Bairro Piratininga
Ibirité - Minas Gerais 
Fone: (31) 3382 - 9398 / Fax: (31) 3382 - 9398

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO – MODELO REFORMULADO

 

 

AVALIAÇÃO BIMESTRAL – Tem como objetivo verificar a aprendizagem bimestral ou trimestral, de acordo com o sistema de ensino. Por lei é determinado que o aluno tenha ao longo do ano letivo, 4 momentos de verificação através de prova individual.

 

AVALIAÇÃO CONCEITUAL – Tem como objetivo uma avaliação continua, cotidiana do dia-a-dia escolar do aluno, utilizando-se de múltiplas estratégias. Enquadram-se neste tipo de avaliação: exercícios de fixação, para casa, arguição, pesquisas, atividades oral e escrita em sala de aula, questionário, estudo dirigido, projetos, resumo de capítulos, portfólio, fichamentos, trabalhos individuais ou em grupo, conduta de leitura plena, produção textual, reescrita de textos (cópia), ditados, fatos.

 

AVALIAÇÃO SOMATIVA – São atividades pré-determinadas, ou seja, aquelas que são previamente agendadas ou para serem desenvolvidas em sala de aula ou para serem feitas em casa com data de entrega  estabelecida. Essas atividades serão feitas com consulta ao material ou sob a orientação do professor. ( Verificação de Aprendizagem – prova mensal).

 

AVALIAÇÃO ATITUDINAL – É tudo o que se refere a atitudes individuais, respeito às normas escolares, participação nas aulas, conduta durante apresentação de trabalhos em sala, palestras, eventos, atividades extra-classe (excursões), e comportamento no ambiente escolar e  proximidade da escola.

 

Obs.: Sempre que houver aluno em situação especial, é necessário que as atividades venham acompanhadas de anotações, que serão inseridas no PDI do aluno e integradas ao histórico escolar.

Refazer questões erradas de avaliações Bimestrais, não se enquadram em nenhum tipo das Avaliações. A mesma deverá ser feita como atividade de diagnóstico, para identificação das necessidades de aprendizagem individuais;

DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS:

 

1º e 4º

BIMESTRES 30 PONTOS

TIPOS DE AVALIAÇÃO

VALOR 

2º E 3º

 

BIMESTRES 

20 PONTOS

TIPOS DE AVALIAÇÃO

VALOR 

AVALIAÇÃO  BIMESTRAL

10

AVALIAÇÃO  BIMESTRAL

8

 

AVALIAÇÃO CONCEITUAL

8

AVALIAÇÃO CONCEITUAL

4

AVALIAÇÃO SOMATIVA

9

AVALIAÇÃO SOMATIVA

5

AVALIAÇÃO ATITUDINAL

OU DE CONDUTA

3

AVALIAÇÃO ATITUDINAL

 OU DE CONDUTA

3

 

Recuperação de Estudos Paralelos: acontecerá ao longo de cada bimestre de acordo com as dificuldades apresentadas pelo aluno e observadas pelo professor. As propostas de estudos e atividades poderão ocorrer também nos contraturno com calendário próprio. Sem mudanças nas notas bimestrais.

Recuperação de Estudos e de Médias Finais: Provas finais após as 4 etapas  para o aluno que não conseguir atingir o mínimo exigido (70,0pts) este será submetido ao um período  de estudos presenciais com os professores  de acordo com a regrinha: nota final + duas provas com valor de 50pts cada :(dividido) por 2. Caso o aluno não atinja  70,0pts. O mesmo será submetido ao processo de recuperação abaixo: 

Recuperação Final de Nota: Zera-se  todos os pontos adquiridos. Aplica-se uma prova final com valor de 100pts. Com mínimo exigido de 70pts para aprovação final.